Venho mostrar algo que muitos já conhecem mas nem todos sabem. Como funcionam nossos motores a combustão interna?
Amigo leitor, espero que o blog ajude a sanar alguma possível dúvida. Já fui mecânico e notei que é importante as pessoas ao menos conhecerem certos princípios que envolvem o funcionamento dos veículos. Não sou o rei da sabedoria, apenas acho que todo conhecimento deve ser compartilhado. Abaixo o motor 4 tempos. Todos os motores realizam os quatro tempos, mas o motor quatro tempos propriamente dito precisa dar duas voltas para realizar a combustão completa e gerar energia:
Primeiro tempo - Admissão - instante em que a mistura ar-combustível é aspirada para dentro da câmara de combustão por meio da válvula de admissão, que é acionada através do comando de válvulas.
Segundo tempo - Compressão - como o nome sugere, a mistura é comprimida a um determinado número de atmosferas para potencializar o terceiro tempo. Aqui cabe um lembrete a respeito de taxa de compressão (isso mesmo, aqueles números que determinam o bom funcionamento). Se a taxa de compressão for de 9:1 (leia nove por um), quer dizer que a compressão dentro da câmara equivale a 9 vezes a pressão do ar atmosférico que respiramos. Quanto maior a taxa, mais potente será o próximo tempo. Evidentemente, o segredo do sucesso é a moderação. Taxa de compressão alta demais não é sinônimo de bom funcionamento.
Terceiro tempo - Explosão - tempo caracterizado pela detonação da mistura graças a centelha gerada pela vela de ignição. Com uma taxa de compressão 9:1, no nosso exemplo, a explosão é intensa o suficiente para deslocar o cilindro para baixo e consequentemente gerar movimento, ou energia, como preferir. Vale lembrar que alguns motores apresentam "batidas de pino", barulho característico da pré detonação. Isso ocorre quando por algum motivo, a centelha é emitida antes do instante necessário. Isso é ruim para o motor e oferece risco de quebra além de perda de potência.
Quarto tempo - Exaustão ou descarga - após a explosão, o clilindro sobe e então a válvula de escapamento se abre por ação do comando de válvulas e permite que os gases gerados sejam expelidos pelo escapamento. Quando o cilindro descer de novo, a válvula de admissão é aberta e inicia-se um novo ciclo.
Em outro post leremos sobre os motores 2 tempos... vou embora pois vou pegar meu filho Alexandre. Boa noite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário