Eles completam seu ciclo de trabalho com apenas uma volta da árvore de manivela ou eixo virabrequim. Alguns possuem somente válvula de escapamento. A grande maioria tem aberturas na camisa que são chamadas janelas. Podem ser 3: janela de admissão, janela de escapamento e janela de transferência, que permite a passagem da mistura do cárter para a câmara de combustão.
O ciclo de dois tempos compõe-se de dois movimentos do cilindro: uma subida e uma descida. No primeiro, o cilindro cria uma
depressão no cárter, admitindo a mistura ar/combustível. Essa mistura vem do
carburador, entra pela janela de admissão e dirige-se para o cárter. Ao mesmo
tempo o cilindro comprime a mistura que está na câmara de combustão.
Um pouco antes de o cilindro atingir o PMS, salta uma
centelha na vela, provocando a combustão da mistura. Os gases produzidos
expandem-se e arremessam o cilindro para baixo, iniciando seu movimento
descendente.
No movimento descendente do cilindro, os gases da combustão
são expelidos pela janela de escape. Em seguida, abre-se a janela de
transferência e a mistura do cárter é forçada a se dirigir para o interior da camisa.
Uma vez que a mistura passa pelo cárter o mesmo tem que
ser seco, isto é, não pode ter óleo e é por este motivo que nos motores a 2
tempos o lubrificante tem que ser diluído no combustível.
Mais uma vez agradeço a atenção e na próxima vamos ver motores radiais.
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