Quem assim com eu nasceu até a década de 70, sabe bem do que estou falando! Em minha humilde opinião foi a melhor obra da engenharia mundial e esteve aqui em "Terra Brasilis"! RD "três cinco zero", a famosa viúva. Muitos assim como eu tiveram o privilégio de "sobreviver" aos caprichos dela mas reconheço que tudo acontecia com o devido respeito. Ela não era vingativa mas era cruel com quem não a respeitava. Rodando na casa dos 200km/h, para os atuais padrões ela é ultrapassada, mas os Shelbys, Mavericks, Dorjões e etc não estão nem aí pra isso. Não pense que esqueci dos gloriosos Opala 4100. Andei num '91 e pensei que o velocímetro estava com defeito pois quando acelerei ele subiu mais rápido que o conta giros...
Mas a marca dos três diapasões vive com esse papo de remontar outras eras. Com o "retorno" da Ténéré, mais mansa, talvez a viúva volte, mas um pouco mais calma. Afinal, antigamente eram 39 pocotós, chegaram a 55 cavalos chapados de ração no auge do desespero pra andar mais rápido entre as décadas de 80 e 90 e hj especula-se que seriam somente 32 cavalinhos... coisa de IPI provavelmente. Seria um motor 4 tempos(2t não pode mais devido as emissões de poluentes astronômicas), "liquid cooled"(quem conhece a viúva sabe o que é), DOHC, um cilindro.
Não tem jeito, falar de RD remete a nostalgia... quando "kickávamos", a partida era algo sombrio. Se não tivesse jeitinho com ela, a viúva ficava mal humorada. Quando a 8ª maravilha iniciava seu ciclo de combustão, ouvia-se um som característico de seu funcionamento. "Te déééééin déin déin déin déin" era sua marcha lenta... Alguns hereges achavam esquisito, mas na maioria dos casos, sequer tinham carteira de habilitação. Os 55 pocotós pareciam estar passeando em uma manhã ensolarada de domingo se fosse utilizada até os 4900, 5000 giros. Quando o piloto terminava de abrir a porteira(digo, acelerador), o YPVS fazia o trabalho de porteiro que a Yamaha ordenou a ele e então os pocotós mostravam porquê a viúva deveria ser respeitada. A marcha lenta, esquecida logo após o engate da "dona da casa", tornava-se "marcha letal" para quem teimava em profanar a lenda.
Eles pareciam fugir do Jóquei Club do Brasil putos da vida porque mudaram a marca da ração. Era comum a RD empinar de terceira, as vezes de quarta... o segredo do sucesso é a moderação. O motor era tão brutal, que a motocicleta em si era comparada a um canhão de duas rodas. Os freios, quadro, suspensão eram pouco para tamanha supremacia. Parecia que a única adaptação que fizeram entre as pistas e as ruas foi tirar o número da scuderia que ia estampado na pintura.
O seu ronco era ouvido a quase oitocentos metros de distância. Sei disso pois morei no Conjunto residencial Nova Esperança, em Duque de Caxias, e quando as viúvas passavam pela ponte da Cidade dos Meninos, a uns oitocentos metros de distância, em linha reta e a noite, conseguíamos ouvir. Tinham uns caras da época, Jorge, Tarzan, Peixeiro, Fabinho Mecânico e outros mais, que quando estavam no "comando das pedrinhas" barbarizavam pra quem quisesse ouvir. Bom, por enquanto é só, não tenho mais detalhes técnicos e pra não me chamarem de puxa saco da Yamaha, notaram que as rodas são idênticas as da Ninjinha? kkkkkkkkk
O seu ronco era ouvido a quase oitocentos metros de distância. Sei disso pois morei no Conjunto residencial Nova Esperança, em Duque de Caxias, e quando as viúvas passavam pela ponte da Cidade dos Meninos, a uns oitocentos metros de distância, em linha reta e a noite, conseguíamos ouvir. Tinham uns caras da época, Jorge, Tarzan, Peixeiro, Fabinho Mecânico e outros mais, que quando estavam no "comando das pedrinhas" barbarizavam pra quem quisesse ouvir. Bom, por enquanto é só, não tenho mais detalhes técnicos e pra não me chamarem de puxa saco da Yamaha, notaram que as rodas são idênticas as da Ninjinha? kkkkkkkkk
Aos amigos que não conheceram esta maravilha, eu tive uma e posso dizer que era um canhão.Era muito motor pra pouca moto, e eu com meros 17 pra 18 anos gostava de ver o velocímetro chegar próximo aos 200km/h, tinha juiso de uma galinha doida.Saudade da viúva negra, como era chamada em minha região.
ResponderExcluirCara... eu tive uma 88 e qualquer moto pagava pau pra ela.... a arrancada era bizarra e quando abria a válvula YPVS tinha que segurar firme o guidon, porque o impacto era brutal. Tenho vontade de comprar outra novamente... pra relembrar os bons tempos de adolescência, só que agora com mais responsabilidade...rsrs.
ResponderExcluirmeu pai sempre me falou dessa moto... sou doente de vontade de ter uma, mas hoje não se encontra facil :/
ResponderExcluirSó quem teve sabe como é, marcou uma época, perdemos um amigo ( Popeye ) que após bater um "pega" passou direto na curva bateu no meio fio ficando agarrado na parede de tijolo igual a desenho, morreu na hora.Depois desse dia a galera segurou um pouco mais a onda, mas não tinha como não deixar ela cantar ali próximo dos 180 kms...rs
ResponderExcluirsera que este modelo vira para o brasil so esta faltando ela chegar pra quebrar a banca dessas outras categorias tudo pode acontecer
ResponderExcluirola galera tiveuma das ultimas ano 92 branca e vermelha as vezes sonho com ela comprei ela em 95 estava quase zera da saudades daquelo ronco ardido ou istridente ou sei la oque comparar aquilo quando passava dos 8 mil giros era coisa de louco só quem teve uma para entender oque estou dizendo abs a todos
ResponderExcluirPra quem é fan das yamaha 2t, em especial as RD da uma olhada no canal desse cara http://www.youtube.com/feed/UC6GGnyj2WrHmmnJH_jf8fkA é muito show de bola
ResponderExcluirPessoal fiz muita merda nessa moto em 73, ninguém andava na minha frente não nem sete galo, só caí umas 3 vezes nada grave o único acessório era um amortecedor de direção a frente balançava muito em curvas de alta assim que sair compro uma vai ser ótimo
ResponderExcluiressa nova não vai ser 2 tempos, não sera viuvinha...
ResponderExcluirSOU LOUCO POR ESTAS MOTOS TENHO 2Rd 350 UMA PRATA EDIÇÃO FINAL DOS ANOS80 E UMA87 FORA OUTRAS 2 DT E MAIS 2 RD 135 TODAS DE RUA NEM VOU COMENTAR AS QUE EU TENHO SEM PLACA POIS A LISTA E GRANDE .UM ABRAÇO GALERA SE CUIDAM E VIVA SEMPRE O MUNDO DOIS TEMPOS.
ResponderExcluiropa ta muito bom ver aí os relatos e as postagens da galera aí tenho 2 rds 350 uma 87 mod 88 e outra ano e mod 88;comprei por puro saudosismo; sou mecanico ;pena que quase não tens mais peças no mercado e as poucas q tens são muito caras;mas não pretendo me desfazer de nenhuma delas; já dei a 87 pra meu filho de 8 anos; não quero que ele cresca só olhando essas maquinas assim como eu fiz ; abraço valeu aí galera.
ResponderExcluirInfelizmente a Yamaha vai sujar a imagem que a rd construiu ao longo das décadas de 70 e 80. Monocilíndrica com essa potência ridícula? Pelo amor de Deus, relançar uma moto dessas para competir com cb 300, comet 250, ninja 250, é uma afronta para que tem ou já teve uma moto dessas. A Yamaha deveria relançar com a mesma garra que ela tinha, pois hoje não temos categoria 500, ou você compra uma 250, 300 ou gasta uma grana em uma 600. A última sobrevivente desta categoria era a GS 50, que foi extinta. Um RD seria uma boa representante, embora seja apenas 350, mas vai ser mais uma no meio da 250 e 300.
ResponderExcluirNão acredito que será mais uma, pois se imaginarmos que a 125 rende 150, que a 250 rende próximo a 300, ...a 350 Yamaha vai render próxima a 400cc. Então não será mais uma. E tem mais, a 150 Yamaha vem aí, pode segurar que será bala.
ResponderExcluirSinto muito , você está enganado. 39 cv era a RD 350 1974 ,a TAMPA DE CAIXÃO . Essa 1986/94 não tinha 39 pocotós e sim 55 PUROS-SANGUE. Mas infelizmente as leis ambientais assassinaram a viúva .
ResponderExcluirTirarao o modelo antigo e colocarao esse novo nao se endentifica com a antiga faltam os dois farois e a carenagem lateral a bolha prefiro a amtiga pois ja tive 9 comheco bem tem nada aver com esse modelo novo
ResponderExcluirE ai pessoal mais alguma noticia?? do lançamento?
ResponderExcluirP Q P, ela tinha de ser bicilíndrica, só isso, prá termos certeza absoluta de supremacia sobre as demais da categoria, como a Ninja 300 !!!
ResponderExcluirTive três dessas motocicletas fantásticas e inesquecíveis ! Lembro do som, do cheiro e tudo o mais... quando vejo uma foto, passa um filme na minha cabeça. Que venha essa maravilha novamente, seja bem vinda viuvinha querida !
ResponderExcluirja tive 3 a ultima sport 2 discos, hoje tenho 55anos ando de r6 a moto mais proxima da rd. mas se voltar largo a r6 na hora para ter a rd com certeza. um abraço aos amantes da rd, gutenberg varginha mg.
ResponderExcluirtenho 2 rds 350 uma é 1987branca farol qradrado e outra é1991 2 farois redondos são verdadeiramente meus sonhos realizados verdadeiras máquinas ,mas se sair as novas ,dou um jeito de ter uma.
ResponderExcluirrds
ResponderExcluirÉ assim, quem tem sabe, você pega ela e vai de boas, plé..plé..plé.. só de boas por aí, mas basta uma acelerada pra mudar todinho o role, parece que o diabo entra no seu corpo, basta uma acelerada para o resto do role você ficar correndo com ela, PQP é foda, tenho a 12 anos a menina.
ResponderExcluirbom dia queria saber se essa moto esta cendo vendia no brasil e quanto custa o valor dela e c ela e dois tempo ou 4 tempo
ResponderExcluira moto e linda quero comprar uma dessa
ResponderExcluirfinalmente alguem falou corretamente.... 39 cv tinha a 73. As RD 350 de 87 acima tinham 55 CAVALOS DE POTÊNCIA, e vou dizer mais.... meu mecanico tinha o dom de aumentar para 400 cc e algo proximo de 60 cv. rsrsrs 220 km/h de final aferido pelo radar..... pena que a moto acabou com outro dono destruindo a frente de aço de uma garagem fechada.....
ResponderExcluireu ainda tenho o previlegio de ter 1 rd 350r preta hoje ela ainda e respeitada por todos https://www.facebook.com/2tempoMaringa?ref=hl olhe o link
ResponderExcluirnão tem moto na faixa de 750 cc para bater na rd 350 com seus 55 cv nao vao mais fazer nada igual,se lancar a yamaha 350 em 2o14 com motor 4 tempos será mais uma 125 no mercado nosso. SAUDADES DA VIUVA NEGRA COM SEUS 55 CV QUEM CONSEGUIA PILOTAR ELA SO NA ALTA PARA NÃO AQUECER ESSE ERA MOTOQUEIRO DE RESPEITO SAUDADES.
ResponderExcluirboa tarde eu tenho prazer de ter uma rdr 91 mas esta com um problema que não esta puxando a gasolina pro motor se alguém puder me ajudar agradeço e não e problema de palheta pq estão abrindo normal obrigado por em quanto
ResponderExcluirEu sei o que isso já tive a honra de pilota uma 350 e como era patente
ResponderExcluirEu sei o que isso já tive a honra de pilota uma 350 e como era patente
ResponderExcluir