sábado, 7 de julho de 2012

Motores 2 tempos

Motores 2 tempos. Pequenos, potentes e pouco duráveis. Se olharmos rápido, perceberemos que são motores como outros quaisquer. Têm suas vantagens e desvantagens.

Eles completam seu ciclo de trabalho com apenas uma volta da árvore de manivela ou eixo virabrequim. Alguns possuem somente válvula de escapamento. A grande maioria tem aberturas na camisa que são chamadas janelas. Podem ser 3: janela de admissão, janela de escapamento e janela de transferência, que permite a passagem da mistura do cárter para a câmara de combustão.

O ciclo de dois tempos compõe-se de dois movimentos do cilindro: uma subida e uma descida. No primeiro, o cilindro cria uma depressão no cárter, admitindo a mistura ar/combustível. Essa mistura vem do carburador, entra pela janela de admissão e dirige-se para o cárter. Ao mesmo tempo o cilindro comprime a mistura que está na câmara de combustão.


Um pouco antes de o cilindro atingir o PMS, salta uma centelha na vela, provocando a combustão da mistura. Os gases produzidos expandem-se e arremessam o cilindro para baixo, iniciando seu movimento descendente.

No movimento descendente do cilindro, os gases da combustão são expelidos pela janela de escape. Em seguida, abre-se a janela de transferência e a mistura do cárter é forçada a se dirigir para o interior da camisa.

Uma vez que a  mistura passa pelo cárter o mesmo tem que ser seco, isto é, não pode ter óleo e é por este motivo que nos motores a 2 tempos o lubrificante tem que ser diluído no combustível.

Mais uma vez agradeço a atenção e na próxima vamos ver motores radiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário